top of page

#Entrevista: Yara de Mauro, Co-autora em As Lendas da Colina


Yara de Mauro

Queremos apresentar aos leitores mais informações sobre a trajetória e o trabalho de vários autores nacionais, na busca da valorização de nossa cultura e de nossos autores. Por isso trazemos para vocês entrevistas maravilhosas.

Esta é Yara de Mauro, co-autora de As Lendas da Colina. Que tal conhecê-la um pouco mais...

  • Como deu-se sua inserção ao meio literário? Houve influência literária ou pessoal?

Eu sempre gostei de criar histórias, desde quando eu era criança. O problema era que eu não tinha nenhum tipo de incentivo para leitura ou publicação, acabei desenvolvendo isso sozinha.

Desde a adolescência eu procuro maneiras de publicar livros, procurava por entrevistas de autores nacionais e internacionais, para saber como foi a jornada da primeira publicação. Sempre soube que não era fácil, e por muito tempo essa vontade ficou adormecida. Tudo mudou quando vi o edital da antologia “As Lendas de Colina”.

Livro

  • Sabe-se que é complicado publicar um livro. Quais foram suas dificuldades?

Falta de informação e dinheiro. Na época que eu ainda procurava sobre o processo, eu ainda tinha muitas duvidas e não sabia direito por onde começar, além de pessoas que me passavam falsas informações e absurdos como “apenas pessoas de outros países conseguem publicar” ou ainda “quando uma editora aprovar o seu projeto, você não vai precisar desembolsar nem um centavo pra publicar um livro”. Não vou falar que foi caro para publicar (até porque é uma antologia, o valor foi dividido), mas eu estou desempregada no momento, então foi um pouco apertado para mim. Mas, acredite, vale a pena.

  • Caso tenha mais de uma publicação, qual a de maior sucesso?

Minha única publicação, até o momento, foi em As Lendas de Colina. O retorno tem sido positivo ao meu ver, e pessoas que leram o meu conto costumam entrar em contato para conversar sobre.

Estou trabalhando para em breve publicar meu livro solo. Ainda estou na fase de pesquisa, mas a história já está criada.

  • Conte-nos sobre a inspiração que o/a levou a escrever seu último livro.

“A Entrega” conta a história de Lucy, uma Toupeira-Mensageira. Ela é apenas um filhote, mas trabalha e cruza toda Colina atrás de uma cura para a doença de sua mãe. Ela é capaz de tudo para conseguir seu objetivo, até mesmo atravessar uma guerra e enfrentar seus maiores medos.

Na época em que eu resolvi tentar participar da antologia, estava no ápice das notícias das guerras na Síria e dos refugiados. Sempre odiei guerras, tenho medo delas e do seu poder de devastação. Muita gente já morreu por causa disso... É um tema que me entristece muito. Como a história de Colina se passa numa época pós-guerra (e ainda existem conflitos acontecendo entre os clãs), eu imagino como fica os clãs que não queriam estar envolvidos nisso e temem por suas vidas, assim como os refugiados.

Eu criei a Lucy em base nas crianças que cresceram no meio de tudo isso, que perderam sua família ou cuidam daqueles que por pouco sobreviveram. Eu brinco de dizer que “eu quero ser a Lucy quando crescer”. Ela tem muita força para enfrentar todos os problemas que a vida jogou no colo dela, sem deixar de ser a doce filhote que sempre foi. Eu estava passando por muitos problemas pessoais na época também, o que, infelizmente e felizmente, acabou também servindo como inspiração.

  • Qual a sensação de entrar numa livraria (física ou virtual) e ver seu livro à venda?

Dá aquele orgulho hehehe Fico mais feliz ainda pelo fato de tantos outros autores terem participado para dar vida a Colina. Foi um trabalho coletivo e eu me sinto orgulhosa e feliz de ter participado de tudo isso. Estou lutando aqui na minha cidade para trazer o livro nas principais livrarias, e eu vou conseguir (nem que eu esconda uns exemplares no meio dos livros mais vendidos hehehe)

  • Quais são seus projetos futuros? Há algum livro em desenvolvimento?

Eu tenho ao todo 4 projetos de livros e uma webcomic (sou ilustradora também). Dois desses projetos estão sendo planejados para possíveis trilogias. Estou trabalhando com um livro e a webcomic no momento (as histórias não são interligadas). Sobre o livro, estou apostando no tema de magia e alquimia, então estou tendo bastante trabalho de pesquisa antes de começar a escrever pra valer heheheh Já a webcomic, estou trabalhando a história em cima de um dos maiores clichês das histórias infantis (que eu não vou revelar pra não estragar a surpresa), mas me falta tempo pra desenhar as páginas...

  • Se começasse sua carreia agora, faria algo diferente?

Acabei de começar uma, mas se fosse mudar algo, eu teria insistido em tentar começar essa carreira bem antes. Não deixaria que os comentários de outras pessoas me desanimarem.

 

Pensou, falou!

Autor (a) nacional: Raphael Draccon

Um livro: O Fantasma da Ópera

Uma personagem: Lucy (A Entrega – As Lendas de Colina)

Um filme: As Crônicas de Nárnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada

Uma série: Steven Universo

Uma música: Castle of Glass – Linkin Park

Último livro que leu: “Todos os meus amigos são super-heróis”, Andrew Kaufman

Lugar de inspiração: Carro/ônibus escutando música com um senhor fone de ouvido

Sua obra xodó: A Entrega – As Lendas de Colina

Tenho cara de ser: Fofa, mas sou: ...fofa mesmo hehehe

Um mundo sem livro seria: um mundo sem vida inteligente

Uma citação: “Se você duvida de seu valor; não fuja de quem você é” – Aslam, As Crônicas de Nárnia

Café filtrado ou expresso: Não curto café, mas se for para escolher, café filtrado (dizem que o café que minha mãe faz é um dos melhores hehe)

 

Deixe uma mensagem para os leitores.

Leiam As Lendas de Colina! É uma antologia diferente de todas as que você já viu!

Se você que está lendo tem vontade de escrever e publicar um livro, faça! É difícil, sim. Mas não deixe que isso te abale. Você não faz ideia de como é emocionante alguém vir falar com você sobre a história que você criou. Acredite no seu potencial, você vai longe <3

E aí, gostaram?

Até a Próxima!

Posts Relacionados

Ver tudo

Espero que tenha gostado!

Que tal mostrar para outras pessoas? Curta e Compartilhe!

Obrigada!

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Saiba em primeira mão das novidades! Siga-nos!

Nome

Email

Tags
Nenhum tag.

Rio de Janeiro, RJ - Brasil

CONTACT
Reader In Action

Uma garota muito curiosa que resolveu compartilhar com o mundo suas descobertas. Incluindo a escrita! 

Bem-vindos às minhas resenhas!

O que rolou...

O que você deseja?

Siga-nos por E-mail

Novidades pelo Instagram

Siga-nos pelo G+

Nossa Página no Facebook

Leitura Atual!

bottom of page