Supere. É o que o inconsciente deseja: superação.
Às vezes estamos muito cansados de tudo a nossa volta. Da rotina que vivemos, mesmo que seja uma que varie em algum momento esta variação acaba se repetindo tanto que te cansa; até mesmo das pessoas com as quais convivemos, por mais que sejam pessoas boas e muito legais de se conviver, chega um momento que só o fato de vê-las todos os dias já cansa; das coisas que gostamos, pois às vezes não temos ânimo para fazer nem mesmo aquilo que gostamos tanto, aquilo que antes considerávamos que fossem as atividades que nos ajudariam a nos distrair, de repente se torna seu martírio.
"É dura a estrada que leva ao topo da grandeza." - Sêneca
(365 Dias Extraordinários)
Correr atrás dos nossos objetivos também cansa, mas se tiver muita força de vontade e conseguir enxergar todos os dias as coisas positivas que conquistamos sempre, consegue-se superar este cansaço que muitas vezes nos arrasta, nos coloca para baixo de tal forma que nos isolamos do mundo não permitindo muitas vezes que outras pessoas possam nos ajudar. Enxergar as coisas com clareza não é simples, requer uma vontade que muitas vezes achamos que não temos. Lembre-se, tudo tem seu lado bom e ruim. Enxergar apenas um deles é ser ignorante ao óbvio.
"Transforme suas feridas em sabedoria." - Oprah Winfrey
(365 Dias Extraordinários)
Ser positivo e otimista no mundo em que vivemos, hoje em dia é uma tarefa digna de heróis. Porém, a partir do momento que você sobrevive todos os dias sua rotina, tentando seu melhor para terminar seu dia bem e com sua fé inabalada; e sabendo que no dia seguinte tem mais; e que no fim do mês as dificuldades ficam piores devido as contas para pagar; acredita-se que pode sim se considerar um herói e portanto digno de começar a exercitar uma visão mais ampla do mundo. Afinal de contas, como na música dos Titãs, se o bem e o mal existem, você pode sim escolher o que seguir: a esperança de que existem dois lados da história ou ficar às cegas por nunca saber as outras opções.
Se tudo nesta vida é uma questão de escolha, escolha viver de forma ampla. Desta forma, não há cansaço que te impeça de seguir em frente. E isso não significa que não vai desanimar uma vez ou outra. É natural que não consiga se manter o tempo inteiro positiva e cheio de sorrisos, mas isso vai te ajudar a lembrar, em todas as vezes em que não estiver se sentindo bem, que se uma vez você se levantou, então você pode fazer isso de novo. Que se um dia você acreditou, então você pode acreditar de novo. Sempre podemos apertar o botão de restart da esperança, afinal ela está aí justamente para nos sustentar. Permita-se a se sentir abatido, mas obrigue-se a levantar-se!
Lembrem-se que: Katniss, de Jogos Vorazes; Mare, de A Rainha Vermelha; Harry Potter; Nina, da série Não Pare!; Percy Jackson; são personagens dentre muitos que nos ensinaram que não importa quantas vezes caimos sempre podemos nos levantar, sempre tem algo no qual podemos nos agarrar. Tudo bem, estes personagens enfrentaram desafios gigantescos, de vida ou morte. Mas então o que falar de todas as personagens de O Livro Delas, de Blogueiras.com. Bem, elas enfrentaram o que poderíamos enfrentar na vida real. Então, porque não pegá-los como exemplos e seguir em frente.
O Homem Aranha nos ensina que às vezes temos que nos deixar levar por nossos sentimentos ao invés de lutarmos contra. Chega um momento que cansa tentar lutar contra os seus desejos. Aceite suas responsabilidades e grandes poderes virão (se bem que com ele foi ao contrário...). Da mesma forma que o Batman depois de anos lutando contra o fato de que deveria ser um grande herói da cidade que tanto ama, aceita sua responsabilidade e é recompensado com o alívio de ver sua cidade salva um dia de cada vez (aliás, missão quase impossível quando se tem vilões que não largam de seu pé...). Enfim, quando cansamos de lutar contra e aceitamos a nossa realidade, novos caminhos se abrem e novas possibilidades surgem. Por isso: canse, supere e siga em frente. Personagens literários têm sempre muito a ensinar.