Livro: Um doce de Confeiteiro
Autora: Janaina Rico
Idioma: Português
Edição / Ano: 1ª - 2017
Páginas: 292
Editora: Rico Produções
Classificação: 4/5
Acha-se que traçar seu futuro e focar no que deseja é o suficiente para dizer que já venceu a vida. Mas esquece-se que ela tem muitos aspectos, muitas áreas para serem administradas. Renata tinha problemas com sua vida amorosa. Bem, não um grande problema, já que nem tinha uma. Por sempre gostar e colecionar bonecas, seu interesse por meninos acabou sendo um pouco tardio se comparado às meninas de sua idade. Já na faculdade, ela, por ser diferente, se apegou muito aos livros e às vidas que eles oferecem. Com isso se apaixonou por livros de romances eróticos e vivia sonhando com sua grande paixão, Christian Grey, assim como esperando pelo dia em que encontraria um CEO rico que virasse seu mundo de cabeça para baixo. A única coisa que ela não esperava era que a realidade fosse tão diferente e muito mais dura de encarar.
Já na faculdade em que se encontrou, perdeu o fôlego quando em seu terceiro período viu Marco Aurélio pela primeira vez, Renata na verdade viu um Deus. Viu um professor de fotografia lindo, de olhos azuis, 1,90m de altura, cabelo liso. Perfeito. Por fora. Já por dentro, Renata não esperava que ele seria o responsável pela sua pior e mais traumática experiência sexual. E encarar a realidade e seu trauma não teria sido possível sem a ajuda de sua família e principalmente seu irmão, seu melhor amigo. Agora, formada em jornalismo e trabalhando em uma emissora, Renata recebeu uma proposta irrecusável para trabalhar como correspondente em outro país. Um sonho se realizando. Um pesadelo a caminho. Pois a proposta vem justamente na época em que conhece a pessoa que vira seu mundo de cabeça para baixo.
Daniel veio como um piloto de fuga e entrou com tudo em sua vida. Bem, quase isso, já que ele realmente bateu na traseira de seu precioso carro. E depois deste episódio em que Renata foi muito educada, para não dizer o contrário, ela descobriu que ele não estava apenas de passagem. Que seus doces e suas habilidades seriam marcas permanentes em sua vida. Como lidar com esta situação? A pessoa talvez tenha conhecido o amor de sua vida, porém sabe que o relacionamento tem data marcada e passagem comprada para terminar. Uma decisão muito difícil de tomar está a caminho e Renata se vê presa entre abrir mão do emprego dos seus sonhos ou abrir mão do homem que a fez superar um trauma e acreditar que um sentimento tão puro e simples é possível de sentir.
"Coloquei na cabeça que eu e meu confeiteiro éramos assim como o pôr do sol: efêmero, mas trágico."
O livro é bem coerente quanto a mudança temporal. Tem uma narrativa muito bem desenvolvida e a autora conta a história de uma forma muito surpreendente que te prende até o fim do livro. Os capítulos se alternam entre parte da história no passado e outra no presente. Desta forma o leitor acompanha como tudo aconteceu no passado e fica sabendo o que está acontecendo no presente. Com isso, o leitor acaba ficando muito curioso para saber o que aconteceu no passado para que o presente tenha tal consequência. O que pode deixar o leitor mais nervoso ainda, já que a narrativa é sempre interrompida e o mesmo precisa esperar para entender o que acontece. Envolvente e com as partes eróticas muito bem desenvolvidas e descritas na medida certa, a história é leve, curiosa e te deixa com vontade de quero mais.
Janaina Rico é uma autora nacional já muito conhecida na área de romances eróticos. Recentemente, lançou no mercado sua editora, Rico Produções; e este foi um dos primeiros títulos lançados pela editora que está conquistando o mercado cada dia mais desde sua participação na Bienal do Livro no Rio de Janeiro este ano, 2017, onde ganhou destaque e passou a ser vista. A versão lida para esta resenha foi em e-book. Seu trabalho de revisão foi bem feito (com erros mínimos de digitação) e o de diagramação também não fica atrás. Com uma capa muito atraente a editora mostra que veio para se estabelecer. Atualmente, a mesma já conta com vários autores brasileiros que estão preparando, o que promete ser, grandes trabalhos.