Livro: Caixa de Pássaros
Original: Bird Box
Autor: Josh Mallerman
Editora: Intrínseca
Edição / Ano: 1ª - 2015
Idioma: Português
Classificação: 5/5
Pessoas saem para trabalhar todos os dias sem a certeza de que vão voltar para a casa. Esta é a realidade de qualquer ser humano no mundo. Porém, ninguém poderia imaginar que isso realmente pudesse acontecer de forma tão abrupta, misteriosa e sangrenta. Boatos começam a surgir. Bem, quase tudo que vem noticiado pela internet é boato, não é? Ou será que não? Notícias da Rússia trazem histórias perturbadoras de pessoas que matam outras e depois se matam. Um homem que pegou carona com um amigo e no meio do caminho solicitou que o mesmo parasse e o atacou arrancando seus lábios com as unhas e depois se matou; uma mãe que se mata com pontas afiadas de pratos depois de enterrar seus filhos vivos; e até mesmo um homem que ataca um cinegrafista com um machado. Todas as histórias acontecem em locais bem distantes uns dos outros e a princípio sem conexão. A única coisa em comum é: todas as pessoas que atacaram viram algo antes do ocorrido e aparentemente esta é a razão das pessoas enlouquecerem
Malorie tem uma decisão a tomar e já chegou o momento. Depois de quatro anos de espera, precisa decidir se deve ou não se arriscar a encontrar um local seguro do qual ouviu falar, onde se pode viver com tranquilidade. O problema é que Malorie não está sozinha. Com seus dois filhos de 4 anos, ela não sabe se é seguro arriscar suas vidas, mas também não vê como poderá sobreviver mais ao que vive: dentro de uma casa fechada e coberta, a luz de vela, sem sair de casa a não ser vendada e tendo que voltar o mais rápido possível para não ficar muito tempo exposta ao perigo. Perigo? E qual é o perigo? Ela não faz ideia, a única certeza que tem é que não pode olhar para a coisa. A Coisa. O que a aterrorizou por tantos anos e destruiu sua vida. A fez perder pessoas que amava e que a fez enfrentar medos que nunca imaginou que pudesse ter. Será que consegue chegar ao fim do rio? Será que as crianças aguentam o frio? A viagem? O que fazer quando se está sendo caçada ao ar livre?
A história conta como Malorie sobrevive todo este tempo criando seus filhos sozinha somente dentro de uma casa escura e como ela pretende salvá-los. O enredo é desenvolvido em dois momentos: capítulos onde conta como foram os 4 anos vividos até o dado momento e capítulos narrando sua aventura atual de tentativa de sobrevivência do lado de fora da casa em busca de um lugar seguro. A narrativa da história é em terceira pessoa e muito dinâmica. O autor consegue prender o leitor do início ao fim. Durante a narrativa referente ao passado, o leitor conhece muitos personagens novos, dentre eles Tom, um amigo fiel que Malorie confia de olhos fechados. Conta como todos se conheceram e como a situação ficou depois que a comida começou a acabar. Em quem confiar? Como se proteger e proteger seus filhos?
"O homem e a criatura que ele teme."
A editora administrou um ótimo trabalho com a diagramação, revisão e tradução. Envolvente e desesperador, Caixa de Pássaros, sendo um thriller psicológico, foi bem recebido pela crítica, a ponto do autor Josh Malerman ser comparado a diversos autores, como a Stephen King. Talvez, alguns dos maiores comentários tenham sido em relação ao seu angustiante fim. Este ano, uma notícia que deixou muitos leitores felizes foi a de que a Netflix comprou os direitos de produção cinematográfica do livro e já tem Sandra Bullock confirmada para o elenco. E, ao que tudo indica, a mesma será a protagonista. A princípio o longa Bird Box tem previsão de estreia em 2018 pela Netflix.