Livro: Asas Brancas
Autor: Carlos Queiroz Telles
Editora: Moderna (Coleção Girassol)
Edição / Ano: 10ª - 1997
Idioma: Português
Classificação: 5/5
José Carlos, o famoso Zeca, é um menino de 10 anos que ama a cidade grande onde mora, a grande São Paulo. Acostumado com apartamentos, bicicletas, quarteirões e trânsito, barulho e poluição, sua animação ao receber um convite de seu melhor amigo para passar uma semana de férias em uma fazendo no Pantanal era palpável.
A viagem não poderia começar melhor, quando Zeca chega à rodoviária de Campo Grande percebe que não estão sozinhos nesta aventura, Daniela, a prima de Nelsinho, também estará na fazenda. Entre muitas conversas constrangedoras, Zeca está prestes a descobrir como tomar leita direto da vaca pode ser tão bom, que amigos pode-se encontrar em qualquer lugar e criatura. Que onça, lobo-guará, cabra e jacaré podem ser mais próximos do que imagina e que o escuro pode esconder o melhor da noite.
"Assim que eu cheguei, fiquei deslumbrado com a fazenda. A paisagem é linda, o pôr-do-sol é maravilhoso, a casa é uma beleza e a Daniela..."
Publicado pela primeira vez em 1993, também pela editora Moderna, a história de Zeca veio para inspirar muitas crianças a descobrirem coisas novas e se aventurarem. O autor faz com que o personagem seja muito empolgante e usa uma linguagem simples para atingir o público alvo. Mostrar o quanto a vida na cidade é diferente da vida no campo é um ponto muito forte para os jovens que leram este livro na época pois a vida na cidade estava começando a mudar cada vez mais.
Para as crianças de hoje, ler este livro é uma grande oportunidade pois com a tecnologia tão avançada do jeito que está e a violência impedindo que muitas experimentem a liberdade de brincar ao ar livre, este livro mostra que existem um mundo lá fora que vale a pena descobrir e que ser criança é aproveitar cada momento ao máximo.