top of page

#Resenha: Nêmesis


Livro: Nêmesis

Original: Nemesis

Autor: Agatha Christie

Idioma: Português

Edição / Ano: 2ª - 2014

Editora: Nova Fronteira

Classificação: 5/5

Miss Marple sempre teve uma vida muito tranquila em seu vilarejo. Por ser muito astuta e observadora, sempre teve o dom de ter a informação certa na hora certa, a opinião certeira no melhor momento. Graças a isso, pontualmente, sua vida ganhava um pouco de movimentação ao se ver ajudando um detetive ou outro em suas investigações de crimes cheios de mistérios. Desde que leu no jornal sobre a morte de Sr. Rafiel, Miss Marple teve sua pacata vida remexida e memórias de uma aventura do passado vêm à sua mente fazendo com que fique saudosa. Porém, não poderia imaginar que tais lembranças seriam justamente o motivo para estar agora envolvida em um dos maiores mistérios que a vida lhe trouxe para solucionar. Só que agora, ela tem que começar do zero e está sozinha.

 

"Navios que passam à noite, e se falam ao passar;

apenas um sinal, e uma voz distante, a sussurrar."

 

Ao receber uma carta de um escritório de advocacia de Londres, Miss Marple não consegue imaginar que ao aceitar se ir ao encontro marcado, ela estaria iniciando uma jornada sem volta. Sr. Rafiel, que morreu de causas naturais, era muito rico e teve uma vida muito focada nos negócios. Com um histórico familiar um pouco abalado, Sr. Rafiel deixa em testamento seu último pedido a Miss Marple: que a mesma corra atrás da verdade para consertar uma injustiça cometida no passado. Com exatamente somente essas informações, a senhora é forçada a pensar m milhões de maneiras de por onde deveria começar a investigar. Porém, não demora muito e Miss Marple descobre que o Sr. Rafiel não era só um homem muito inteligente para os negócios, mas também calculista e meticuloso, pois deixa tudo arranjado para que a senhora comece sua jornada.

 

"Nunca considere feliz alguém que não esteja morto..."

 

Quando recebe uma segunda carta dizendo que deveria ir à uma agência de turismo para uma pequena viagem onde visitaria mansões e jardins (Miss Marple tem uma grande paixão por jardinagem e, graças ao seu encontro no passado com Sr. Rafiel, o mesmo sabia disso) a senhora que ama tricotar tenta imaginar o que será que o venho conhecido tanto gostaria que ela descobrisse e solucionasse. E durante a viagem, ouvindo histórias aqui e conversando com os passageiros aqui, Miss Marple começa a desvendar o mistério e tudo fica inda mais claro quando conhece As três Irmãs: três senhoras irmãs que moram juntas em uma mansão muito antiga de família e que em sua penumbra esconde muito mais que os olhos possam ver. Como será que a velha senhora conseguirá chegar ao fim desta viagem? Será que pode confiar em todos à sua volta?


 


Neste romance, Agatha Christie consegue nos carregar em uma aventura solo de Miss Marple com muita delicadeza e maestria na narrativa. Outros livros da autora já foram resenhados aqui no blog e um deles, Convite para um Homicídio , também é protagonizado por Miss Marple. A maior diferença de Miss Marple para os outros detetives é simplicidade de suas investigações e resoluções. Seja acompanhada da justiça ou não a senhorinha que tanto tricota e gosta de uma boa fofoca sempre chega à suas conclusões através de comparações de situações e investigados com as situações vividas ou presenciadas em sua aldeia e seus vizinhos. Ela é conhecida por conhecer a alma humana e entender suas intenções e motivações.




Este é o último livro em que Miss Marple Aparece, mas com certeza ainda serão postadas aqui no blog resenhas de seus outros livros. Algo importante a ressaltar nos romances de Agatha é o quanto é difícil tentar adivinhar o assassino durante a narrativa. Missão que sempre falha de minha parte. Neste livro não é diferente e isto deixa a leitura ainda mais empolgante. Isso faz com que o leitora não queira largar o livro e com isso o mesmo se torna leve e rápido de ser finalizado. Originalmente lançado em 1971, a edição utilizada para esta resenha é a segunda edição lançada em uma coleção pela Editora Fronteira. A edição apesar de alguns erros de digitação (falta de uma letra aqui ou acento ali) está muito bem feita e traduzida. A edição é de capa dura e está muito bem produzida assim com a diagramação da obra.



 

Interessante...:




1) Nêmesis é o nome da deusa que representa a vingança divina ou a justiça por assim dizer. Este nomeera o nome código de Miss Marple cedido ao Sr. Rafiel quando o conheceu. Por seus dons, pode-se acreditar que tal codinome é muito apropriado.




2) O livro menciona um pouco da realidade da época ao encontrarmos alguns personagens comentando o fato de as mulheres estarem começando a trabalhar fora e por isso não terem tempo para cuidar de seus filhos. A independência da mulher nesta época é um ponto muito forte e por isso não passa em branco.

Posts Relacionados

Ver tudo

Espero que tenha gostado!

Que tal mostrar para outras pessoas? Curta e Compartilhe!

Obrigada!

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Saiba em primeira mão das novidades! Siga-nos!

Nome

Email

Tags
Nenhum tag.

Rio de Janeiro, RJ - Brasil

CONTACT
Reader In Action

Uma garota muito curiosa que resolveu compartilhar com o mundo suas descobertas. Incluindo a escrita! 

Bem-vindos às minhas resenhas!

O que rolou...

O que você deseja?

Siga-nos por E-mail

Novidades pelo Instagram

Siga-nos pelo G+

Nossa Página no Facebook

Leitura Atual!

bottom of page