top of page

#Resenha: Um de Nós está Mentindo

Livro: Um de nós está mentindo

Original: One of us is lying

Autor: Karen M. McManus

Editora: Galera Record

Edição / Ano: 1ª - 2018

Idioma: Português

Classificação: 5/5

Cooper, Nate, Bronwyn, Addy e Simon. Detenção. Não existe lugar melhor para reunir um grupo de adolescentes tão diferentes em uma escola. Mas o mais surpreendente é encontrar quem justamente nunca imaginaria estar lá. Cinco adolescentes com nada aparentemente em comum vão parar na detenção depois que o professor mais exigente da escola os flagra com celulares em suas mochilas. Visto que os mesmos são terminantemente proibidos no ambiente escolar e que todos os alunos sabem disso, quem se arriscaria ir parar na detenção por um erro tão banal? Alegando não terem nada a ver com o ocorrido, os alunos começam a se fazer a mesma pergunta: quem colocou os celulares em suas bolsas? E por que?


É então que tudo acontece. Ouve-se um barulho vindo do pátio de estacionamento da escola e todos correm para a janela, tomando ciência de que houve um acidente entre dois carros. O professor responsável pela detenção sai para averiguar o ocorrido. E então, o mais improvável acontece: ao beber um copo de água, Simon cai em agonia se asfixiando por algo que supostamente havia dentro do copo e que desencadeou sua crise alérgica. Sem conseguir encontrar a caneta de adrenalina que Simon sempre trás junto a si, Nate não consegue fazer muito pelo rapaz que sofre até a chegada dos paramédicos. Quando no dia seguinte todos na escola recebem a notícia de que Simon não resistiu e veio a falecer, a dúvida é lançada no ar: o que e como aconteceu? Foi acidental ou não? Se não foi, quem poderia estar envolvido?


O jogador de beisebol que sente o peso da responsabilidade que o pai lhe impõe. Um rapaz com cara de mal, com tendência a estar sempre envolvido em confusões, mas que muitos não conhecem sua essência e nem seus problemas. Rica e cheia de vontades, é uma garota que gosta de ser líder e se destacar em suas atividades. Uma menina apagada e com poucas características atraentes; seu namorado é o que a define. Um garoto com necessidade de informação; por não ter as características aceitáveis para estar incluso em algum grupo, se transformou na pessoa que desfaz todas as imagens construídas com muito custo pelos outros através da divulgação da verdade e agora calou-se para sempre. O que será que todos escondem? Será que escondiam segredos suficientes para calar aquele que poderia vir a destruir suas vidas?

 

"-Ela é uma princesa, e você, uma atleta - ... - E você é um crânio. E também um criminoso. Vocês todos são estereótipos ambulantes de filmes de adolescentes.

-E quanto a você?

(...)

-Eu sou a narrador onisciente. (...)"

 

Em uma trama narrada em primeira pessoa pelos quatro personagens principais (cada um narrando um capítulo), o livro é dividido em três partes, três momentos. A cada momento que se passa pode-se ver e entender o desespero das personagens ao tentar segurar seus segredos e ao lidar com aquilo que é revelado. Sob pressão, erros são cometidos e laços automaticamente são formados. Afinal, eles se encontram todos na mesma situação e sob a mesma acusação. Precisam se defender e também atacar. A polícia está em cima e suas relações familiares e círculo sociais em jogo, assim como seus futuros. E ao leitor resta desvendar o mistério.

A edição lida para esta resenha foi em e-book e pode-se dizer que a diagramação estava muito boa. A tradução e a revisão estavam ótimas, assim como a linguagem utilizada pela autora. Muito acessível, o livro se comunica de forma agradável com o jovem leitor que se vê envolvido rapidamente com a história e sofrendo junto com os personagens. O enredo da história foi muito bem trabalhado e os eventos muito bem descritos. Percebe-se de forma nítida a pesquisa da autora quanto ao mundo dos adolescentes especialmente por tratar de assuntos tão polêmicos como o bullying, preconceito, exclusão social, marginalização e influência da internet na vida do jovem. Este foi o romance de estreia da autora e pode-se dizer que se saiu muito bem.

 

Curiosidade:


  • Uma referência bibliográfica feita pela personagem Bronwyn: Ulisses, de James Joyce.

  • A clara referência ao filme que é um clássico dos anos 80, The Breakfast Club – O Clube dos Cinco.

  • Recentemente o livro veio como brinde surpresa na Caixa do Clube Skoob. O tema da caixa foi personalidades. Parece que realmente tem tudo a ver. O livro físico é muito bem diagramada, bem dividido e a capa é muito bem feita e atraente.

 

Mais informações sobre o livro:

Capa: Um de Nós está Mentindo

Mais informações sobre o Clube Skoob:

Clube Skoob


Até a Próxima!

Posts Relacionados

Ver tudo

Espero que tenha gostado!

Que tal mostrar para outras pessoas? Curta e Compartilhe!

Obrigada!

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Saiba em primeira mão das novidades! Siga-nos!

Nome

Email

Tags
Nenhum tag.

Rio de Janeiro, RJ - Brasil

CONTACT
Reader In Action

Uma garota muito curiosa que resolveu compartilhar com o mundo suas descobertas. Incluindo a escrita! 

Bem-vindos às minhas resenhas!

O que rolou...

O que você deseja?

Siga-nos por E-mail

Novidades pelo Instagram

Siga-nos pelo G+

Nossa Página no Facebook

Leitura Atual!

bottom of page