Livro: Férias, Amor e Chocolate Quente
Autor: Patrícia Barboza
Editora: Verus
Edição / Ano: 1ª - 2017
Idioma: Português
Classificação: 5/5
Adolfo está revoltado. Não, ele não é um adolescente revoltado, mas a revolta foi crescendo em seu peito ao longo do último ano. Com apenas 14 anos, a doença de uma das pessoas mais importantes de sua vida, seu avô, e seu falecimento fizeram com que a vida não fizesse mais sentido para ele. Se meteu em inúmeras confusões na escola; começou a fumar, a andar com pessoas estranhas; e ainda brigou com um dos seus melhores amigos, o Zeca. Pensando que seria bom passar um tempo longe de casa realizando atividades diferentes, seus pais decidiram que seria melhor que fosse para um acampamento durante as férias, o acampamento Kairós. Totalmente contra a ideia, a viagem da Tijuca até Vargem Grande não poderia ser mais silenciosa e pesada ao lado de seus pais e seu primo, cuja ideia de ir para o acampamento não poderia ter sido melhor recebida.
Ou será que poderia? Olhando pelo ponto de vista de Fabi, ir para o acampamento Kairós, um sonho que havia se tornado realidade, foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida. Muito ajuizada, Fabi sempre foi uma filha de dar orgulho: nunca deu trabalho e sempre teve notas boas. Depois que sua melhor amiga se mudou para o Rio de Janeiro, Volta Redonda nunca mais foi a mesma. Mas graças a um concurso, Fabi ganha a chance de ir para o acampamento dos seus sonhos para passar as férias mais desejadas e com um bônus: poder visitar sua melhor amiga passando uns dias em sua casa na Tijuca depois do fim do acampamento. O que ela não consegue imaginar é que esta viagem promete muito mais que piscina, chocolate quente e uma boa fogueira.
O acampamento é ótimo, mas parece que para Rodolfo a convivência será muito difícil se for depender de seu mal humor. Já para Fabi, tudo é festa. O que será que acontece quando esses dois mundos se cruzam no dia de seus aniversários à caminho da diretoria para pegarem seus brindes comemorativos?
Os romances de hoje são muito diferentes de antigamente. Hoje em dia, beijar, "dar uns amassos", ficar, sair... São apenas alguns dos termos que definem as relações entre os adolescentes que, além disso, pouco falam de amor ou qualquer outro sentimento. Não pode-se dizer que o romantismo entre os mais jovens não existe mais, mas que está ficando em desuso, isso com certeza está. Aqueles que ainda querem seguir esta linha romântica enfrentam muitos obstáculos, como encontrar alguém que pense do mesmo jeito e a pressão imposta pelos amigos em ser diferente.
É contra toda esta realidade que Patrícia Barboza nos leva para um mundo de sentimentos confusos e conflitos aparentemente intermináveis e sem soluções, ou seja, o drama de um adolescente. Neste livro a autora nos mostra que ainda é possível se apaixonar apenas com e por pequenos gestos, e que para conhecer a fundo uma pessoa precisamos apenas prestar mais atenção aos detalhes; além disso, nos deixa o grande ensinamento sobre o tempo Kairós, que ele é o nosso maior aliado. Temos que aproveitar ao máximo as oportunidades que nos são oferecidas.
"De forma extremamente resumida, podemos dizer que é o Tempo de Deus. Simboliza também a oportunidade que não podemos deixar passar."
Em seu primeiro livro narrado por dois protagonistas, a autora faz algo que é muito interessante e nos faz ficar ainda mais curiosos por suas histórias: unir personagens de livros diferentes e criar novas aventuras. Para quem não tem a referência, Rodolfo é o personagem principal de seu livro Confissões de Um Garoto; e Fabi é a melhor amiga de Thaís, personagem principal de seu outro livro A Consultora Teen. Em uma tentativa muito bem sucedida de continuar suas histórias, o livro, Férias, Amor e Chocolate Quente, vem contando o que aconteceu com cada um dos personagens depois de suas aventuras concluídas. E é claro, contando com a participação especial de outros personagens já conhecidos.
A versão do livro lida para esta resenha foi o livro físico comprado na Bienal Internacional do Livro, de 2017, no Rio de Janeiro. E, como sempre muito simpática e atenciosa ,a autora estava presente para autografar sua obra. O livro foi muito bem diagramado e revisado pela Verus Editora e com certeza é uma ótima dica para ler nas férias. Uma leitura rápida com um título sugestivo.
Para mais informações sobre o livro e a editora:
Até a Próxima!