Livro: Minha Lista de Coisas para Viver
Autora: Ana Luiza Medeiros
Editora: Independente com a Casa do Leitor
Edição / Ano: 1ª – 201
Número de Páginas: 280
Idioma: Português
Classificação: 4/5
Ao longo de nossas vidas fazemos escolhas que definem nosso destino. Seja na érea profissional, pessoal ou acadêmica muitas vezes somos forçados a deixar sonhos ou desejos de lado para alcançar certos objetivos. Com essas escolhas, acabamos por matar uma ou outra oportunidade (já que escolhendo um caminho não temos como saber como seria viver o outro), mas muitas vezes acabamos por deixar de fazer ou perceber coisas demais.
Alba é uma mulher determinada e muito comprometida. Não apenas com seu trabalho, mas também com seus amigos e família. Sem deixar de ser a pessoa mais organizada do mundo com suas listas de afazeres intermináveis, ela nutre um grande sonho: ser uma escritora de sucesso. Trabalhando em uma das maiores editoras do país como revisora e ansiando pelo dia em que será reconhecida por sua própria editora-chefe (uma mulher extremamente respeitada no ramo editorial que a cada dia rejeita e aponta cada vez mais erros no livro de Alba); Alba não vê a hora em que este item da lista será riscado: o lançamento de seu best seller.
"A linguagem não é pessoal, a história não tem coração, não tem sofrimento, não tem humanidade."
Tais rejeições, fazem com que Alba fique cada dia menos esperançosa quanto ao seu sonho e isso deixa seus amigos sempre muito indignados. Malu e Rafa, duas amigas com as quais Alba divide um ótimo apartamento, estão sempre incentivando e acham que a sua editora não está vendo o seu potencial. Mas Carlinhos, seu outro grande amigo, acha que Alba precisa levar seu original à uma outra editora para que tenha uma segunda opinião. Sendo assim, depois de muita pressão, Alba cede e através da pessoa que ela menos esperava encontrar, descobre que seu livro precisa ser mais profundo, fazer com que o leitor se conecte; ou seja, que para contar uma boa história, tem que VIVER grandes aventuras.
Um escritor tem como maior objetivo transmitir muita emoção através das palavras, através de seus personagens. Muitas vezes o leitor se vê em seus personagens e isso, para um escritor, é atingir o ápice de seu trabalho. Alguns têm o dom e outros têm que buscar esta essência, e para isso têm que viver grandes histórias e conhecer pessoas de todo tipo. De forma que seus personagens passam a transparecer uma realidade muito vívida.
É isto que o livro nos passa: a necessidade do conhecimento da alma, do autoconhecimento. A essência do livro é sobre superação de obstáculos e conhecimento do novo. E apesar de estar centrado na busca do autoconhecimento de uma escritora, seus ensinamentos podem e devem ser aplicados a todos. Devemos reavaliar nossa vivência, superar desafios deixados de lado e aproveitar melhor as oportunidades oferecidas quando possível. E por que não também criá-las?
O livro lido para esta resenha foi eletrônico, pelo Kindle. Ótima qualidade de edição e boa revisão feita através da Casa do Escritor (uma consultoria de auto publicação independente). O título por si só é muito atraente e transmite uma vontade enorme de começar a fazer uma lista. A autora usa uma linguagem simples e objetiva, e se utiliza de muitos detalhes para descrever situações, pessoas e lugares.
Um pouco mais sobre a Casa do Escritor:
Um pouco mais sobre a autora:
Até a próxima!