Isso não está acontecendo comigo...!
- Consuelo Semeão
- 5 de jul. de 2017
- 3 min de leitura

Título: Apaixonada Pelo Garoto Nerd
Autora: Mariana Mello Sgambato
Editora: Pandorga
Edição / Ano: 1ª - 2017
Idioma: Português
Classificação: 4/5
Notas baixas. Ameaça que qualquer adolescente teme. Mas para Audrey Blackwell é muito mais que uma ameaça. É a destruição de uma vida social em forma de números, na verdade de um único número, 0, em matemática. Em uma tentativa de se dar bem, Audrey Blackwell decide que colar é a melhor solução. Bem, tudo acaba como esperado: a professora descobre e ela recebe nota zero. Porém, nota baixa ameaça sua posição no grupo de líderes de torcida; ameaça sua candidatura à rainha do baile de primavera; e pior, ameaça sua permanência na escola. Sim, porque seus pais, ao descobrirem suas notas anunciam a grande decisão: se ela repetir, estudará em uma escola pública.
Desespero bate. E em tempos desesperados, medidas desesperadas são tomadas. Mesmo aquelas que podem deixar sua imagem social um pouco afetada. E a decisão neste caso é: recorrer ao nerd mais nerd da escola, Noah Hartley. Um adolescente como outro qualquer, mas com preferências que o diferenciam de muitos. Muito esforçado e centrado, tem vivido com apenas um objetivo e não descansará enquanto não o alcançar. Porém, este novo plano de Audrey tem um grande furo: Noah Hartley a odeia. Um episódio do passado faz com que ele guarde um rancor muito grande por ela.
Desafio lançado: como convencê-lo a ajudá-la?
"Todo mundo precisa de algo."
Desafio não esperado: como lidar com o fato de estar se apaixonando por ele?
"Não olhe agora, mas o nerd está vindo falar com você."
Um romance adolescente que faz pensar em muitas questões interessantes sobre a vida que se leva na adolescência. Uma delas é a questão da segregação dos alunos, entre os "populares e legais" e os "não populares e estranhos". O que define isso? Através deste exemplo podemos ver como a sociedade é formada e como, e onde, isso começa. Aparentemente, ser diferente é um grande problema, quando na verdade deveria ser algo libertador e inovador.
Outra questão é que a autora nos mostra como a situação pode ser diferente: quando uma pessoa popular se apaixona por uma que é considerada nerd ou não popular. Este, aliás, é o diferencial deste livro. Ler uma história onde a ordem dos acontecimentos é diferente da que a indústria de filmes continua sempre a relatar. Isso faz com que os adolescentes possam repensar suas prioridades e escolhas em questão de amizades e futuro.
Todos os capítulos têm um título, o que faz com que plante uma ideia do que será tratado antes de serem lidos. Como o livro tem muitos diálogos, isso faz com que a história fique mais rápida e dinâmica; e a autora é bem objetiva ao relatar os fatos e realizar descrições. Algo importante a ser observado é que apesar de ser uma história em português escrita por uma autora brasileira, os personagens têm nomes americanos e a estrutura do colégio, assim como o fato de ter líderes de torcida e um time de futebol americano, levam a crer que a história se passa nos Estado Unidos (talvez). Porém, nada indica que isto é verdade.
A editora Pandorga, realizou um ótimo trabalho em relação a edição, diagramação e revisão. Erros de digitação não são encontrados assim como a diagramação é bem definida, tendo um espaçamento entre linhas e tamanho da fonte "aconchegante" aos olhos do leitor, não o cansando ao longo da leitura. E finalizar o livro o tornando interativo (ao fim da história a autora nos conta o que aconteceu com os personagens e explica algumas coisas mencionadas durante história, e interage com o leitor através de perguntas e listas) faz com que atraia todo tipo de leitor.
Comments